sexta-feira, 10 de maio de 2013

Começando a Pesquisar os Eletrodomésticos "Onlinemente"

Introdução


Com o grande crescimento da internet os grandes varejistas se empenharam em melhorar a estrutura de suas lojas virtuais, tanto em acessibilidade como em segurança na compra e agilidade nas entregas. Minha primeira busca foi pelos eletrodomésticos maiores e, considerados por mim, mais essenciais: refrigerador, máquina de lavar, fogão e microondas. Junte a isso água, energia e gás e teremos o que precisamos para imburacar morar dentro do apartamento.

As coisas que havia comprado na internet até o momento haviam sido um pendrive Corsair 4GB a 5 anos atrás pelo Mercado Livre e um celular Nokia 5530 Xpress Music a uns 4 anos pelo próprio site da Nokia, que infelizmente me foi arrancado por dois assaltantes ao voltar cedo para casa (justo no dia que eu resolvi seguir o pedido de minha mãe e voltar cedo, fazer o que né). Ah! E um mini aspirador para computadores que comprei pelo site da Insinuante, mas veio com o pacote da Ricardo Eletro (fácil de entender essa).

Passar dessas duas coisas pequenas para compra de eletrodomésticos é um grande passo. Tentei dividir em marcos como começar a fazer isso, até porque já estou bem mais maduro e não sigo tanto os conselhos, nem moro com minha mãe, ora carambolas.

Pesquisando na internet você irá ter mais noção da real faixa de preço do produto. Geralmente ele fica mais barato online junto com o frete do que em certas lojas "em promoção".

E nada melhor do que comprar no conforto de sua casa, tomando um café na sua caminha. Assim espero que seja em um outro dia, porque o meu caso foi sentado numa cadeira de plástico comendo tareco, procurando rede wi-fi e falando com minha tia (que adoro de mais) para receber e abrigar os eletros na casa dela enquanto nosso ajuntamento não fica pronto. E outra, que como ando de ônibus fica mais difícil ir de loja em loja.


Método de Procura

Aqui está meu modelo que pensando agora no nome meditando e pesquisando achei uma melhor definição e chamei de "MAP". Um mapeamento de compras (se riu da piada, agradeço a consideração):

Primeiro: Escolher os melhores MODELO e marca e que tenham bons benefícios. Marca aqui ficou em minúsculo pois, pelo menos para mim, o produto em si vem antes da marca. Esse negócio de comprar: "Ah! Porque vi na novela o rapaz beijando a moça e arrastando ela pra cima do negócio daquela marca e coisa e tal e o povo fala muito nela". Prefiro ouvir coisa do tipo: "Ah! Fulano comprou e disse que era muito bom com isso e aquilo, e que o produto é ótimo.". Não que uma grande marca não fabrique produtos bons. Mas isso, muitas vezes, faz o preço dos produtos ficar mais caro por algo que as vezes não é lá uma Brast... Enfim. Olho primeiro o modelo mas sempre dando uma olhadinha na marca em seguida.

Segundo: Verificar por ASSISTÊNCIAS técnicas nas localidades. Nessa parte eu sou meio leigo. Acho que só quando precisar de chamar uma que eu vou me inteirar mais e quem sabe postar a experiência.

Terceiro: Comparar PREÇOS dos modelos. Etapa mais importante e demorada, bem demorada.

Olhar preço é que nem fazer colheita: tem a época e o momento certo. Geralmente no início do ano em Janeiro e início de Fevereiro é a época com preços mais baixos para eletrodomésticos. Depois vem o carnaval e os preços voltam a subir e tem uma leve baixa no período que antecede o dia das mães, pelos meses de Maio e Abril. Fora isso pode variar bastante.

Promoções ou Enrolações?

Você pode se deparar com alguma daquelas promoções "arrasadoras de última hora para queimar o estoque, arrebentar a boca do balão, preços rachando o chão de tão baixos e... Ahhh!". Tudo a mesma merda coisa.  Sempre a mesma coisa.

Deu pra ver na imitação, mais que barata, do Black Friday quando teve aqui no Brasil. Promoções anunciadas são um perigo, pois a grande parte dos brasileiros adora escutar a palavra "promoção" para gastar o dinheiro suado da melhor maneira. Minha mulher recentemente me ligou no trabalho porque a Brastemp tinha enviado um e-mail de uma promoção em um microondas e que dizia estar num preço ótimo.
Como não podia acessar a internet de lá, onde eu estava, e não tinha bem em mente a faixa de preço para microondas dei a ela o número do cartão. Felizmente ela não conseguiu efetuar a compra por motivos técnicas de e-commerce (ela não soube fazer o cadastro direito e clicar nos botões certos; e não ria, porque isso acontece muito, com muita gente). Cuidado com tudo que é promoção por aí para não acabar caindo numa pegadinha (Rahh! Ié ié! Glu glu malandro!).




Grandes Lojas Online

Comecei por sites de lojas grandes e confiáveis, geralmente as que tem lojas físicas por perto aqui na região da capital, João Pessoa, também:

   
Exemplos de alguns dos grandes varejistas
Walmart (Hiper Bompreço, como é conhecido por alguns), Extra, Ricardo Eletro, Ponto Frio, Casas Bahia, Eletro Shopping, Atacadão dos Eletros e Americanas. Acho que estas 7 são as maiores, pelo menos, na "tela" da internet e algumas fisicamente aqui na região da capital da Paraíba, em termos de eletrodomésticos. E o Armazém Paraíba? Bom esse, meu caro e minha cara leitora, você terá que ir ver a pé, porque acho que esqueceram de avisar sobre e-commerce ao gerentes do Armazém Paraíba. Acho que eles já lucram o bastante com as lojas físicas nos redondezas que não veem necessidade de expansão na internet. O que há é apenas informação sobre local das lojas e e-mail para contato. Nada comparados aos citados acima.

Sites de Busca de Preços

Porém pesquisar um por um, é cansativo apesar das interfaces dos sites serem parecidas. Daí veem a nós pelo grande buscador do Google, site como:

  • Buscapé. É só digitar na grande barra branca de pesquisa o modelo e o site irá listar os produtos encontrado e/ou similares com o botão para você comparar os preços em várias lojas. E daí, você ir para a página da loja já no produto para apenas verificar as características do mesmo. Outro ponto muito importante são as opiniões de quem comprou. É louvável quem compra e retorna ao site para fazer uma análise do produto, pois como eu aqui, tenta ajudar a quem está precisando de informação e já roeu muita unha na dúvida. Há outros semelhantes como o Bondfaro, que são do mesmo grupo do Buscapé e realizam as buscas nos mesmos lugares, então não há uma grande diferença.
  • Google Shopping. Pouco conhecido, porém vem crescendo. É uma alternativa ao buscador com a especificidade de busca por preços e produtos. Funciona da mesma forma, listando preços e as lojas.

Reclamações Sobre Produtos

Site com reclamações dos usuários perante as empresas e produtos
Por fim, ao escolher o produto lembre de dar uma busca no site do Reclame Aqui para verificar como é o atendimento das empresas e se o modelo escolhido apresenta muitos defeitos aos compradores. Na barra de busca você escolhe procurar pela empresa e ver as estatísticas de reclamações que ela recebeu ou marca a busca "Geral" e procura pelo produto especificamente.
É bom conferir as respostas dadas pelas empresas, e que muitas vezes vem mais facilmente ao cliente por meio do Reclame Aqui do que ter que se pendurar em um telefone com a assistência.

Portanto, não é tão fácil ser um amarrado de carteirinha (pelo menos com dinheiro nela). Tem que ler muito e torcer para quem compre envie sua opinião (pena que nem todos escrevem os detalhes ou criam blogs) detalhada, para que os mais apegados a isso, possam tirar as conclusões finais e efetuarem a compra.

Aqui tem uma matéria lançada pelo TechTudo com dicas e uma lista de sites que devem ser evitados, sejam de compras de eletrodomésticos ou outro tipo de compra:

Nenhum comentário:

Postar um comentário